FAQ

FAQ


Tire suas dúvidas!

Uma modalidade esportiva composta por segmentos de elevações humanas (stunts), pirâmides (pyramids), dança (dance) e saltos (jumps), pontuados em uma rotina de 2:30mins, de acordo com nível de habilidades da equipe, vínculo ou não escolar/universitário e faixa etária.
Atualmente, existem 7 níveis no Cheerleading competitivo e variações, entre escolar, universitário e/ou ginásio. Além disso, o Cheerleading competitivo também conta com as categorias: Mista (Coed), All Girl (somente meninas) ou All boy (somente meninos). Inserida recentemente a categoria non-tumbling, também faz parte de uma variação em que não existe a parte de ginástica (tumbling) em uma rotina.
Para ser Cheerleader é necessário muita dedicação ao esporte e compromisso com horas de prática por semana. Costumamos dizer que nunca podemos nada, pois, temos treino. Os participantes das equipes são atletas em todos os sentidos da palavra e trabalham duro a cada treino.
Divididas em regionais, nacionais e mundiais, as competições reúnem as equipes para executar suas rotinas de 2:30mins e disputar entre si por 1 ou 2 dias. Geralmente, as competições de 1 dia são regionais e 2 dias nacionais e mundiais.
As rotinas são avaliadas baseadas nos seguintes critérios: saltos (jumps), dança (dance), pirâmides (pyramids) e elevações (stunts). Além dos critérios também são considerados técnica na execução dos movimentos e as habilidades utilizadas no desenvolvimento. Criatividade e animação fecham as pontuações.
Realize o seu credenciamento no site da CBCD, e envie uma solicitação formal por e-mail para: presidencia@cbcd.esp.br. Você recebera um e-mail com todos os documentos necessários para a filiação.
Sim! Há treinamento para inciantes e para todos os níveis, sem que haja experiência anterior.
Sim! Incentivamos a prática de outras atividades esportivas.
Sim. Oferecemos várias oportunidades diferentes de captação de recursos ao longo da temporada para ajudar nos custos.
Sim! Cheerleading consiste em vários critérios diferentes, como acrobacias, dança, saltos e outras atividades. Trabalhamos para que a criança possa alcançar novas metas e ultrapassar desafios dentro de sua possibilidade, essa modalidade se enquadra dentro do ParaCheer, que é o esporte para pessoas com deficiências.
Temos um mapa com todas as equipes no Brasil!

Para que a equipe seja filiada à CBCD e suas Federações, ela passará pelo processo completo sendo:

1º passo: Credenciamento - Realizar o credenciamento no site da CBCD.

2º passo: Pré-filiação - Após o credenciamento, a equipe que deseja ser filiada as federações vinculadas à CBCD deverão encaminhar um e-mail para a atual presidente, Lara Magalhães, no endereço: presidencia@cbcd.esp.br solicitando a pré-filiação. Após ser aprovada pela diretoria da CBCD, o pedido será direcionado para a federação do Estado responsável, caso o Estado já possua Federação ou a equipe estará vinculada diretamente a CBCD, caso o Estado ainda não possua Federação própria.

3º passo: Filiação - Após documentação solicitada pela CBCD e Federações for aprovada, a equipe será oficialmente filiada à CBCD e suas Federações.

O credenciamento gratuito para equipes e ginásios servirá para que os mesmos possam ter acesso ao nosso sistema, cursos, workshops e contato com a CBCD, assim como inscrever seus atletas e participantes em campeonatos, camps, etc.

O atleta somente poderá competir em competições sancionadas pela CBCD e Federações filiadas se estiver credenciado em nosso sistema. Além disso, serão disponibilizadas aulas virtuais mensais para os credenciados com intuito de expandir o conhecimento e todos os benefícios de atleta credenciado.

O coach somente poderá atuar em competições sancionadas se estiver credenciado a CBCD e suas Federações. Além disso, os coaches receberão aulas virtuais durante sua anuidade buscando o investimento em seu conhecimento com participação de coaches nacionais e internacionais, workshops voltados para coaches e aqueles que gostariam de se tornar coaches no futuro.

A pré-filiação serve para que possamos separar as equipes de acordo com seus Estados, fazendo com que elas possam, após filiação definitiva, ter direito a voto na diretoria da Federação.

A filiação definitiva acontecerá após credenciamento de 1 ano, pré-filiação de 1 ano e atendendo todas as exigências do Estatuto da Federação vigente de acordo com as leis brasileiras. O filiado definitivo possui direito a voto e também de lançar chapa para diretoria.

2 anos, desde que toda documentação esteja correta de acordo com as leis brasileiras.
Jazz, Hip Hop, Pom Dance, Ballet e High Kick. Acesse categoria para saber mais sobre as outras categorias.